Ana Moura

 

DISCOGRAFIA

 
MOURA
2015 - Universal Music

Moura”, o 6.º álbum de Ana Moura, editado em Portugal no dia 27 de Novembro de 2015, foi diretamente galardoado com a marca de Disco de Ouro, estando prevista a edição internacional no primeiro trimestre de 2016. À semelhança de “Desfado”, este disco traz, novamente, nomes grandes da música portuguesa. 

 

Um dos nomes que Ana Moura canta, pela primeira vez é Carlos Tê, o qual assina um tema por inteiro, música e letra. O mesmo com Samuel Úria, de quem a fadista já se tinha confessado fã do seu trabalho e composições na altura da gravação de "Desfado". Estreantes também na sua voz é Jorge Cruz (Diabo na Cruz), Edu Mundo ou Sara Tavares que compõe um tema que traz a letra de Kalaf (Buraka Som Sistema). Há ainda palavras do escritor José Eduardo Agualusa, cuja música é composta pelo músico angolano Toty Sa´Med.

 

O novo álbum de Ana Moura recebe também temas de músicos e autores com quem a fadista tem vindo a trabalhar regularmente desde a edição de “Desfado” e que aparecem aqui como um natural seguimento dessa cumplicidade. Falamos de nomes como Márcia Santos, Miguel Araújo, Pedro da Silva Martins que aqui se junta ao irmão Luís José Martins (Deolinda) e Pedro Abrunhosa que assina dois temas neste disco. Há espaço também para o fado tradicional, que Ana Moura faz questão de manter no seu repertório. Manuela de Freitas escreve sob o Fado Cravo e Maria do Rosário Pedreira sob o Fado Carlos da Maia (Sextilhas).

 

Moura” foi produzido por Larry Klein, com quem Ana Moura já havia trabalhado no anterior disco. Canadiano, vencedor de 4 Grammys, Larry Klein produziu discos seminais de verdadeiras lendas da música, como Joni Mitchell e Herbie Hancock.

 

O novo álbum de Ana Moura foi gravado por Ângelo Freire na Guitarra Portuguesa e Pedro Soares na Viola de Fado, músicos portugueses que costumam acompanhar a artista ao vivo. Na lista encontramos ainda músicos internacionais de renome, cujas colaborações demonstram o seu talento e versatilidade: Dan Lutz no Baixo, já gravou com Lizz Wright e Michael Bublé; Dean Parks nas Guitarras, participou nas gravações de estúdio de artistas como Madonna, Stevie Wonder, Elton John e Diana Ross; Pete Korpela na Percussão, já trabalhou com Robbie Williams e Melody Gardot; Pete Kuzma nos Teclados, colaborou com Jill Scott e Lizz Wright; e o lendário Vinnie Colaiuta na Bateria, acompanhou durante décadas artistas como Frank Zappa e Sting.

 

Mas os nomes sonantes que participaram neste disco não ficam por aqui: as misturas do álbum foram divididas entre Tim Palmer (que misturou discos dos U2 ou The Cure mas sobretudo o mitíco álbum “Ten” dos Pearl Jam”) e o arrojado Tchad Blake (que assina as misturas de discos clássicos como “El Camino” dos The Black Keys, “AM” dos Arctic Monkeys e, mais recentemente, “Songs of Innocence” dos U2).

 

O 6.º álbum de estúdio de Ana Moura tem o selo de qualidade dos Henson Recording Studios (Hollywood, CA, USA) onde gravaram artistas como Paul McCartney, The Rolling Stones, Alicia Keys, Bruce Springsteen ou Justin Timberlake e dos The Village Studios (West Los Angeles, CA, USA) onde, por sua vez, gravaram os Aerosmith, Tori Amos, The Beach Boys, John Lennon ou Madonna.

 

Moura” sucede a “Desfado” o disco mais vendido em Portugal dos últimos anos, galardão de 5 platinas. “Desfado” mantém-se no top de vendas em Portugal desde a data que saiu, há mais de 150 semanas consecutivas. “Desfado” foi o primeiro disco de Ana Moura editado mundialmente pela Universal Music, através da Decca, chegou ao 1.º lugar várias vezes em Portugal, tendo atingido também o 1.º lugar das tabelas de World Music em Inglaterra, Espanha e Estados Unidos.

 

Com mais de 300.000 discos vendidos, mais de 1 dezena de galardões onde se destacam 2 Globos de Ouro, 2 prémio Amália, 1 nomeação para os Songlines Music Awards na categoria de Melhor Artista, participações com ícones da música Prince, The Rolling Stones, Caetano Veloso, Gilberto Gil ou Herbie Hancock, Ana Moura é a artista nacional com a carreira mais pujante da atualidade.

01. Moura Encantada
02. Fado Dançado
03. Desamparo
04. Dia de Folga
05. Ai Eu
06. Eu Entrego
07. Agora É Que É
08. Cantiga de Abrigo
09. O Meu Amor Foi Para O Brasil
10. Ninharia
11. Tens Os Olhos de Deus
12. Não Quero Nem Saber
13. Moura
Copyright © 2015 Ana Moura | By INOVAnet